VERA MELIM
A Arte Visual e seus significados
técnicos, conceituais e especialmente os significados com o contexto
tempo/espaço no qual foi produzida, só pode ser mediada na escola, de forma
séria e responsável, pelo professor que passa por todo o processo de apropriação
desses conhecimentos.
Incluindo,
especialmente as experiências de produção em um fazer artístico comprometido.
Comprometido com a teoria apreendida. Vivenciado intensamente! Relacionando o
conhecimento teórico com esforço consciente da produção poético/prática.
Produção essa, que exige a associação do conhecimento teórico refletido em todo
o processo: desde a escolha do tema/conceito que quer expressar, até a escolha
dos materiais; no pensar sobre espaço/tempo expositivo; e também no solucionar
problemas técnicos da instalação, para que não interfiram no significado que
quer expressar e nem na experiência estética do observador.
Para compreender a
arte em sua profundidade - não em sua totalidade porque isso é útópico -, o
futuro, ou futura professora de arte visual, precisa incorporar a paixão pelo
conhecimento, pela produção de arte e entregar-se aos processos com o entusiasmo
que a mesma paixão infunde.
A qualidade do
ensino de arte na escola, portanto, está na formação do professor. No
conhecimento adquirido; nas experiências realizadas; nas resoluções formais e
estéticas; na compreensão do que a arte significa para cultura histórica
humana; para a compreensão de mundo; para o desenvolvimento do potencial
criativo de cada indivíduo e, afinal,
para a transformação evolutiva da sociedade.
Não é possível apenas
fazer por fazer. É preciso incorporar a
arte completamente para então mediar significativamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário