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LEITURA DE IMAGEM: O QUE ESCAPA DO PROFESSOR DE ARTE




VERA MELIM
30.06.2013

Uma das práticas mais adequadas para o ensino da arte tem sido sem dúvida, a “Leitura de Imagem”.  Muitos são os enfoques que podem e devem ser dados, tendo em conta o objetivo que o professor espera alcançar.
O enfoque técnico da imagem, o enfoque histórico, ou o enfoque contexto do artista. Nesse caso, mais especificamente o quê, de sua própria vida se reflete na obra. 
No enfoque técnico, temos as questões: cores, formas, materiais, texturas, tridimensionalidade, interface entre linguagens, entre outros. No enfoque histórico, a relação da obra com importantes fatos que ocorrem no mundo e seus significados. No aspecto contexto da vida do artista, seu modo de viver e encarar a vida,  impressos em sua obra. Exemplificando aqui, com Bispo do Rosário (paciente psiquiátrico), que sequer considerava seu trabalho como obra de arte,  muito menos considerava-se  artista.  Sua obra foi elevada ao status da arte, devido a relação que sua produção estabeleceu - ainda que inconsciente - , com o contexto histórico da arte contemporânea.  
Cada um desses enfoques, podem se desdobrar em muitas horas aulas, mediadas através de estratégias teóricas e práticas, que irão enriquecer esses momentos e possibilitar melhor assimilação dos conteúdos ministrados.
Se o professor não estiver bem preparado vai escapar muitos aspectos de todo esse conteúdo específico, obviamente.
 Mas o que escapa do professor e é enfoque desse texto, são algumas  questões  pedagógicas que não tem  sido tratadas com a seriedade que exigem.  É a escolha da imagem a ser trabalhada, tendo muito em conta os aspectos: faixa etária e a repercussão que a imagem ou imagens selecionadas, causarão na mente e sensibilidade dos alunos. 
Isso é importante? Podemos refletir, observando a imagem que segue:



A alegria de viver é uma pintura a óleo sobre tela do francês Henri Matisse. É considerada como o verdadeiro marco de início da obra do pintor. Concebido entre 1905 e 1906.
Só para começar a leitura de imagem: Título: A alegria de viver’. !?  Como repercute esse título e essa imagem na mente das crianças?
Estará o professor preparado para mediar com proficiência as questões que  surgem   dentro da sala de aula,  a partir de uma imagem como essa? E que questões são essas?  São as observações que as crianças fazem, pensam e nem sempre manifestam ao professor.  Geralmente falam aos colegas murmurando, fazendo gracinhas e risos. Escapa do professor, que ainda considera esse movimento como “desatenção” dos alunos à sua aula. E os  repreende!  
  Quantos outros questionamentos - que envolvem conceitos morais e éticos- , uma imagem como essa desperta na mente de quem está iniciando a vida!?  Deve o professor Ignorá-los totalmente e preocupar-se apenas com seu conteúdo específico, depois de  lançar um  estopim na sala de aula? Essa imagem toca no assunto sexualidade. Mas, a moderna e mais especificamente a arte contemporânea, está impregnada de obras que tratam de muitos assuntos, para os quais, ainda não há preparo pedagógico  para serem tratados em sala de aula.
O que fazer?
O fato de ter o status de arte, qualquer imagem deve ter trânsito livre nas salas de aulas,  desconsiderando a faixa etária e ignorando sua repercussão?
Que capacitação acadêmica têm tido os professores de arte para tratar dos “questionados, combatidos e esquecidos,” temas transversais? (Ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural[i]).
  A carga horária disponível para as aulas de arte é suficiente para tratar com seriedade desses temas?
Esses temas devem ser tratados somente em projetos interdisciplinares?
 É possível não limitar a mediação dos conteúdos específicos com a seleção das imagens?
Temos visto inúmeros desvios morais e éticos como resultados na educação e não estamos enxergando as “causas”?
 Temos lutado por uma liberdade de expressão sem limites e nos omitido mesmo quando consideramos que está sendo excedido?
Não há soluções para essas questões. Ponto final.
É isso?




[i] Parâmetros Curriculares nacionais.Estamos certos de que os Parâmetros serão instrumento útil no apoio às discussões pedagógicas em sua escola, na elaboração de projetos educativos, no planejamento das aulas, na reflexão sobre a prática educativa e na análise do material didático.
Dentre os objetivos  gerais do ensino fundamental: “desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas  capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;

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