Fone: 49-32232664 Cel.: 49-84051208

Fone: 49-32232664   Cel.: 49-84051208
oficina.arte.vera.melim@gmail.com

JEITINHO BRASILEIRO!?


VERA MELIM
28.06.2013

 Pensando no  ditado que ouço com frequência e que já se tornou popular ,  quando se quer referir a atos  evidenciam  a falta de ética:   o “jeitinho brasileiro” de burlar a lei, de favorecer pessoas - pelos mais diversos motivos -,  de fingir que não viu uma placa de sinalização... entre tantos  outros aspectos. Me  pergunto: quem teria dado essa definição como “jeitinho brasileiro” para essas atitudes?  Teria sido um brasileiro!?
E como se propagam frases como essas, sem que se realize uma análise de sua origem, de seu impacto e de seu alcance?  Sim porque, o anônimo que “criou” essa definição, ofendeu  o Brasil e os brasileiros, generalizando atitudes que existem em todos os países do mundo e não apenas no Brasil. Isso é certo, não? Infelizmente.   Mas, o anônimo que  nos definiu assim, criou um sério preconceito a  nosso desfavor. E vamos deixar por isso?
O impacto que essa frase tem para o conceito do Brasil e dos brasileiros -  em nosso próprio território e em especial fora dele -, é extremamente negativo.  Se esse é o “jeitinho brasileiro” , não  dá para confiar nele! E confiança é uma das principais bases para  se estabelecer um relacionamento ético, duradouro e construtivo.  Quem pode viver e prosperar sem estruturar e ampliar seus relacionamentos?
Esse preconceito interfere negativamente nas relações entre nós mesmos, os brasileiros!  Nós mesmos vamos desconfiando uns dos outros.  E por incrível que pareça, nós mesmos o difundimos com uma conformidade inacreditável!
Não paramos para pensar, repito, em sua origem, em seu impacto nas nossas vidas e no alcance, que acaba por  incluir a nós  mesmos!?
 Como a frase de nosso hino:  “verás que um filho teu não foge à luta”,  tem sido propagada com muita emoção nos últimos dias na luta contra a corrupção, pensei em engajar-me nessa luta em defesa de nosso país  e de nosso conceito  começando por aqui.  
Vamos colocar um dique nessa frase?  Vamos pensar  que ela nos prejudica a todos e inclusive  estimula  mais  atos antiéticos ? Vamos pensar que isso é um apelido que denigre nosso conceito perante a nós mesmos e ao mundo?  Esse não é um “jeitinho brasileiro”!
Com o jeito brasileiro de “um povo heroico o brado retumbante”, vamos mudar esse conceito? Esteja convocado para essa luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário