Fone: 49-32232664 Cel.: 49-84051208

Fone: 49-32232664   Cel.: 49-84051208
oficina.arte.vera.melim@gmail.com

8.5.10

OFICINA DE ARTE CONTEMPORÂNEA


TEMA: ARTE CONTEMPORÂNEA : ESTUDO, PESQUISA E CRIAÇÃO ARTISTICA ECOLÓGICAMENTE SUSTENTÁVEL
DATA:
GRUPO 1: 24 DE MAIO DE 2010 - das 19:00h às 21:30h.
GRUPO 2: 02 DE JUNHO DE 2010 - das 14:00h às 16:30h.
GRUPOS FECHADOS


JUSTIFICATIVA:
Diante da evidencia dos acontecimentos climáticos do planeta e portanto, da necessidade da conscientização quanto a responsabilidade individual frente a esses fatos, justifica-se o planejamento de oficinas que contemplem essas questões. A arte é um dos meios mais eficazes nesse sentido, por que favorece o despertar da sensibilidade, da criatividade e é uma linguagem expressiva que atinge significativamente tanto o propositor quanto o expectador.
Esse projeto, visa dar ênfase na questão da preservação ambiental, propondo um fazer artístico altamente sustentável por meio do tema transversal Meio Ambiente. A pesquisa dos materiais naturais desperta o olhar mais consciente sobre os fragmentos da natureza; esses , passam a ser "redescobertos" e valorizados por sua diversidade:singularidade, beleza, textura, formas e cores.
O fazer artístico - nesse projeto - estuda alguns conceitos importantes que permeiam a arte contemporânea, tais como: a assemblage, a ressignificação do desenho e da pintura, a efemeridade,a perenidade etc. Também, propõe a ressignificação dos espaços expositivos quanto ao tempo e o espaço no contexto histórico da contemporaneidade. Todo o material natural pesquisado e utilizado nas experiências artísticas, deverá ser devolvido à natureza em sua composicão original ( sem mistura com colagens de nehuma espécie) para ser reabsorvido: “Na natureza nada se perde. Tudo se transforma”.
Também propõe essa oficina, explorar o senso estético na categoria do "belo", através da mediação docente sobre a ocupação dos espaços e a distribuição dos elementos. Bem como, a combinação harmonica dos elementos no trabalho artístico. Com isso, cumpre também, com a função de mediar conhecimentos específicos da ,area do conheicmento em arte visual. Os registros fotográficos darão, conta de complementar esses aspectos, buscando um ponto de vista com "foco" direcionado à ênfase do "belo". Sabemos que o conceito de belo é de amplitude inesgotável, porém há consensos - em determinados grupos culturais - que possibilita delimitar algumas formas de apresentação para que assim se conceitue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário